15.12.11

Nossa primeira 'Kerstboom'

Contei no post sobre Sinterklaas a frustação em não poder montar árvore de Natal ainda em novembro. Na Holanda você só encontra árvores/decoração natalina depois de 5 de dezembro, antes disso nem um enfeitinho de porta eu consegui comprar. Enquanto minha mãe contava sobre "as" altas decorações que ela já havia espalhado lá em casa (no Brasil) eu fiquei aqui chupando dedo. Eu amo Natal ( amava?) ainda não sei, vou dar uma nova chance ao Natal nas Zoropa esse ano.

A nossa dúvida era: árvore de verdadinha ou árvore de mentirinha?

Prós e Cons.

Árvore de verdadinha tem um cheiro ótimo, é mais bonita e morre logo. Ainda mais se for comprada agora 2 semanas antes do Natal. Marido bateu o pé que queria de verdade e me sacaneou com o fato: assim que ela morrer você pode jogar fora, não vai precisar ficar guardando mais caixas, não é você que gosta de jogar coisas fora?

Árvore de mentirinha: além de ser mais barata, dura por vários anos (olha o custo-benefício). Eu posso montar agora e só desmontar depois do dia de reis e ainda vai estar verdinha, mas não temos espaço para guardar a árvore e enfeites e ficamos naquele impasse.

Sábado minha sogra ligou pela manhã e eu contei o dilema, ela fofura de pessoa, disse que se esse era o problema, eu poderia guardar a árvore para o ano seguinte e os enfeites lá na casa dela, que tem lugar de sobra. Resolvido.

Eu tinha todo um budgte em mente (to começando achar que eu sou mais mão de vaca que holandês), que foi pro brejo quando fui bombardeada pelo espiríto de compras natalino. Visitamos algumas lojas, inclusive um outlet só com bugingangas natalinas mas acabamos voltando para a primeira loja, fiquei tão feliz com a escolha, 2,10m de árvore pra decorar. Como já estava ficando tarde e as lojas começam a fechar ás 5, saimos desesperados para comprar enfeites (é a nossa primeira árvore juntos e começamos do 0). Dezenas de bolas, guirlanda, ponteira e luzes comprados. O centro estava um caos, mal dava pra andar, pessoas se atropelando, sacolas rasgando, filas imensas nos caixas, Den Haag estava bombando.

Nesse meio tempo com as lojas quase fechando, lembramos do aniversárido do cunhado no sábado e do melhor amigo do Iwan na quinta. O bom do tempo em que eu morei com "cúnha" e das nossas brigas sem fim 2009/2010 é que eu conheço ele muito bem. Demorei 2 seg. para pensar em um presente, aliás era só pensar em algo que eu mesma gostaria de ganhar, somos duas pessoas com gosto extremamente ordinário. Como eu sei que ele não lê esse blog eu posso contar, escolhi 3 livros: Charles Bukowski - Dirty old man, Aldous Huxley - Brave New World (um dos meus livros favoritos) e William Burroughs - Naked Lunch, este último eu li pedacinhos, mas nunca terminei, já dou a dica para ele me emprestar quando terminar. Eu sempre fui viciada em literatura beatnicks, li muito quando era adolescente, medo de falar que esse tipo de leitura formou o meu caracter...

A prefeitura de Den Haag montou um esquema para esse último final de semana,  o 'Wrap iIt Up', onde em vários pontos da cidade você poderia embrulhar seus presentes gratuitamente. Corremos para um ônibus daqueles double deck, assim que a fila andou um poquinho as mocinhas informaram que o expediente daquele dia já havia encerrado. duh.

Sábado a noite começamos a enfeitar a árvore, menos meia hora tentando desenrolar o pisca-pisca, nos divertimos com os pinduricalhos e depois ficamos os dois bobos admirando a nossa árvore. Agora é só encher de presentes e decidir o que cozinhar na ceia-brasileira-vegetariana que eu inventei para minha família holandesa. Ah! pendurei a guirlanda na porta também, sabádo é dia de comprar presentes e provavélmente eu vou voltar com mais decoração e velinhas.

6 comentários:

Tô sentindo que esta árvore até o dia de Reis vai estar ainda mais enfeitada! hahaha Ficou linda! Também optamos por uma de mentirinha, porque assim guardamos e podemos sempre usar no ano seguinte. E o fato é que abrir a caixa e tirá-la de lá é sempre emocionante rs Acho que este ano ainda foi mais especial, ano passado não montamos pois não estávamos aqui. Todo ano eu acrescento algo de novo...qualquer Natal desses, acho que ela vai tombar hahahaha Bjs
ficou linnnnda sua árvore, comprei uma nao montei ainda.... rss bjs
Olá Simone a arvore ficou muito legal.. Natal no Brasil, começa em novembro, na Tv são as propagandas , liquidaçôes, o décimo terceiro todo comprometido, aquela loucura, enfeites q se iluminam, mas tudo bem, cada País com sua crença... Mas o importante e comemorarmos esta data especial com todos q amamos... A minha já está lá toda enfeitada este ano tive q por emcima da estante pro meu filhote nao derrubar ela, ta muito sapeca!!! bjs boa quinta!!!
O bom da arvore artificial é o ecologicamente correto: aqui na Austria, nem tem de plastico pra comprar se acha e meu marido nunca aceitaria, mas eu acho um crime matar milhoes de arvores todo ano só por causa do nosso consumismo"cristao". Dai ele argumenta q essas arvores sao produzidas pra esse fim e tal, ainda continuo achando que a terra é melhor aproveitada produzindo coisa mais necessaria! Por mim, só de plástico também: reduzir, re-utilizar, reciclar.
Sua arvore ta linda. Eu tb adoro Natal, as cores, as luzes, o espirito festivo. Bas festas!
Bjo
Ana Flavia
Ah o natal!!! Queria tb ser assim, esse ano o espirito natalino não me contagiou!!!! No próximo conta pra gnt sobre sua ceia vegetariana brasileira, estou super curiosa!!!

bjus
Olá! Boa tarde

Vim aqui por recomendação da Anita, pois estou procurando alguém que se mudou para a Holanda não faz muito tempo..

O motivo de eu ter vindo é porque também vou fazer o exame para o MVV..e queria saber se vc chegou a fazer o mesmo

Se sim, como foi?
Muito burocrático? Demorou demais? Foi muito difícil?

Estou estudando com base num pacote chamado Naar Nederland

Muito obrigada e desculpa qualquer coisa!

-

Mariana
email: rei_suzuki@hotmail.com

Postar um comentário